Sobre o Cefapro de Sinop

Breve contexto histórico do CEFAPRO de Sinop-MT

Criado pela Escola Estadual do Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis-MT em parceria com professores da UFMT/CUR e USP, os CEFAPROS se tornaram a junção dos programas de formação e atualização de professores – CEFAM e CEFOR. Em primeiro momento, a professora Simone Albuquerque da Rocha (UFMT/CUR) – precursora dos projetos CEFAM e CEFOR – é convidada pela SEDUC/MT para contribuir a desencadear esse novo projeto de formação e criação do centro. Junto com ela os professores Antônio Carlos Máximo (UFMT) e a professora Selma Garrido Pimenta (USP), também fizeram contribuições como consultores do projeto em busca pelo conhecimento de formações em outros estados e novas ideias para acrescentar no projeto de construção do Cefapro. A partir dessa busca, a SEDUC/MT publicou o Decreto Estadual nº 2.007/1997, que criou o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação. Em 2005 foram transformados em unidades administrativas da SEDUC/MT por força da Lei 8.405/2005. Esta iniciativa do executivo estadual materializou, como compromisso de estado, o fortalecimento do agente executor da política de formação continuada dos profissionais da educação básica da rede pública estadual de ensino. Atualmente o CEFAPRO de Sinop-MT conta com uma estrutura ampla e aconchegante, com um quadro de profissionais contendo 26 colaboradores, entre eles: Professores formadores, Gestão e equipe de apoio (TAE/AAE), que atendem os municípios que fazem parte do polo, cujo objetivo maior é desenvolver projetos de formação continuada, o uso de tecnologias no processo ensino- aprendizagem e a inclusão digital de profissionais da rede pública.

 

Referências:

GOBATTO, Marcia Regina. BERALDO, Tania M. Lima; A construção do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação básica de Mato Grosso como Política de estado. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa,v.5, n.1, p.30-47, Jan./Jun.2014

MATO GROSSO. Secretaria de Educação e Cultura. Política de Formação dos Profissionais da Educação básica de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC, 2010.